Com base nessa premissa, a ABIROCHAS firmou parceria com a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) visando à apresentação de palestras em várias cidadessede regionais da entidade.
Nos meses de abril e maio tais palestras, proferidas pelo geólogo Cid Chiodi Filho, foram realizadas em Porto Alegre (RS), Rio Verde (GO) e Florianópolis (SC), respectivamente hospedadas nas instalações da Pro Marmo Pedras, Lojas Constrular e AB Home.
Aspectos técnicos das rochas ornamentais puderam ser assim avaliados, com foco na sustentabilidade, durabilidade, tipologia, originalidade e diversidade desses materiais. Suscitou muito interesse a discussão da gênese, idade e história de evolução geológica de rochas brasileiras, evocando sua origem como atributo positivo para uma especificação qualificada.
Na questão da sustentabilidade, destaca-se que as rochas ornamentais já nos são entregues prontas pela natureza, sendo apenas submetidas a processos de dimensionamento até a obtenção dos produtos finais. Elas retornam para a natureza com a constituição original de quando extraídas. Outro viés de sustentabilidade,
também abordado, é que sua lavra não se encerra pelo esgotamento de reservas, mas por mudanças de tendência de cores e texturas adotadas pelos mercados consumidores. Isto cria sazonalidades de demanda até para excelentes materiais do ponto de vista estético e tecnológico.
A tipologia das rochas ornamentais é basicamente associada à sua composição mineralógica, permitindo distinguir algumas características importantes para sua adequação às diferentes funcionalidades nos projetos de construção ou reforma.
O material técnico, recomendado para o aprofundamento dos temas abordados nas palestras, refere-se ao Guia de Aplicação de Rochas em Revestimentos e vários outros documentos técnicos elaborados pela ABIROCHAS, disponíveis para consulta e download no site da entidade.
As palestras são finalizadas com a referência de que cada rocha comercializada tem nome próprio, características físico-mecânicas específicas e preços diferenciados, que constituem atributos mercadológicos não das commodities minerais, mas sim das manufaturas. Conclui-se salientando que a diversidade das rochas ornamentais brasileiras é ainda pouco conhecida no mercado interno da construção civil, diversidade esta que a ABIROCHAS pretende divulgar junto aos profissionais especificadores.